O que são Elementos Radioativos?
Elementos radioativos são aqueles cujos átomos são capazes de emitir radiação - alfa (α), beta (β) e gama (γ) - de forma espontânea a partir de seus núcleos instáveis.
Se o elemento químico apresenta número atômico igual ou superior a 84, a tendência é que todos os isótopos que formam esse elemento sejam radioativos, ou seja, instáveis.
Em 1895, Antoine-Henri Becquerel descobriu acidentalmente uma nova propriedade da matéria: ao colocar sais de urânio sobre uma placa fotográfica em local escuro, verificou que ocorria sensibilização do filme. Os raios emitidos pelo urânio foram denominados, a princípio, de Raios B.
Marie Curie e Pierre Curie se concentraram em estudar outros materiais que poderiam se comportar dessa mesma maneira que o urânio.
Em 1898, Marie Curie e Pierre Curie citavam que dois minerais de urânio – a pechblenda (óxido de urânio) e a calcolita (fosfato de cobre e uranila) – eram mais energéticos que o próprio urânio. Eles supuseram que havia naqueles minerais um elemento mais radioativo do que o urânio. Ao processar a pechblenda, o casal Curie obteve duas frações radioativas, com atividade maior que a do urânio. O casal Curie concluiu que havia ali novos elementos: Marie Curie propôs o nome Polônio, relativo à Polônia, sua terra natal, a um dos elementos e o nome Rádio (devido à emissão de raios) a outro elemento isolado.
O termo radioatividade foi definido para caracterizar a energia liberada espontaneamente por esse novo elemento químico.
1 mg de 210Po emite o mesmo número de partículas alfa que 5 g de rádio (226Ra). Um recipiente contendo 500 mg de 210Po pode atingir temperaturas acima de 500 ºC. O polônio elementar possui brilho metálico parecido com o do chumbo e apresenta-se sob duas formas cristalinas diferentes: são as formas alotrópicas alfa (cúbica simples) e beta (romboédrica).
É muito difícil manipular compostos de polônio-210 (210Po), mesmo em escala de micrograma, devido à intensa radiação alfa e à temperatura a que chega o recipiente que o contém.
Madame Curie foi a primeira mulher a atuar como docente na Sorbonne e recebeu dois prêmios Nobel. Descobriu dois novos elementos radioativos, o Polônio e o Rádio. Atuou na Primeira Guerra Mundial fazendo radiografia de soldados feridos. Em julho e agosto de 1926, esteve no Brasil (Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo).
A geofísica e as fontes de calor da Terra:
De onde vem o calor que é distribuído nas camadas da crosta e do manto da Terra?
O calor liberado pela radioatividade natural das rochas profundas contendo elementos radioativos mantém uma temperatura amena na superfície desde 4 bilhões de anos. O urânio-238 (238U), o tório-232 (232Th) e o potássio-40 (40K) são os principais elementos radioativos responsáveis da calor da Terra.
Fontes:
Afonso, J. C. Polônio. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA Vol. 33 (2), 2011.
http://rmmg.org/artigo/detalhes/183
http://brasilianafotografica.bn.br/?p=11797
http://estacio.webaula.com.br/cursos/go0064/aula4.html
http://www.astronoo.com/pt/artigos/radioatividade-terrestre.html
https://hypescience.com/queda-radioativa-e-o-combustivel-que-aquece-da-terra/
https://www.manualdaquimica.com/fisico-quimica/elementos-radioativos.htm