GASES NOBRES

O que são Gases Nobres?


Os Gases Nobres são incolores (sem cor), inodoros (sem cheiro), insípidos (sem gosto) e não inflamáveis em condições padrão (temperatura de 0°C e pressão atmosférica de 100000 Pa, pouco menor que a pressão de um local ao nível do mar, que é de 101325 Pa).


Esses sete elementos - hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr), xenônio (Xe), radônio (Rn) e oganessônio (Og) - ocupam a última coluna da Tabela Periódica.


Tabela Periódica com destaque para a família dos Gases Nobres
Tabela Periódica com destaque para a família dos Gases Nobres

Oganessônio, o "caçula" da família


O oganessônio (Og) é o integrante mais novo dessa família. Foi obtido a partir de reações de fusão nuclear. O bombardeio de átomos de Califórnio (98Cf) com átomos de cálcio (20Ca) produziu átomos de oganessônio com carga nuclear igual a 118, além de emitir nêutrons.


Mesmo com a sua existência tendo sido prevista por Dmitri Mendeleev há mais de 150 anos, ainda se trata de uma descoberta recente e as propriedades desse elemento ainda não são bem conhecidas, pois poucos átomos foram sintetizados.


Seu nome é uma homenagem ao físico nuclear russo, de origem armênia, Yuri Oganessian por suas contribuições pioneiras à pesquisa de elementos transactinoides (que possuem número atômico superior ao dos actnídeos). Suas muitas realizações incluem a descoberta de elementos superpesados e avanços significativos na física nuclear de núcleos superpesados, incluindo evidências experimentais da “ilha de estabilidade”.


 

Você sabia?


Muitos elementos da Tabela Periódica possuem nomes em homenagens à grandes cientistas ou àqueles que os descobriram. Um grande exemplo é o mendelévio (Md), nomeado em homenagem a Dmitri Mendeleev.


Contudo, esta foi a segunda vez que a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) homenageou um pesquisador vivo. Na primeira vez, a homenagem a um pesquisador vivo foi o nome de seabórgio (Sg) dado ao elemento químico de número atômico 106, em honra ao químico americano Gleen Seaborg.




Fontes:


https://brasilescola.uol.com.br/quimica/gases-nobres.htm


https://www.ufjf.br/quimica/files/2017/08/Grupo-18-Grupo-dos-Gases-Nobres-1.pdf


https://iupac.org/iupac-is-naming-the-four-new-elements-nihonium-moscovium-tennessine-and-oganesson/