O que são metais preciosos?
Os metais preciosos recebem essa nomenclatura devido ao fato de, principalmente, serem raros e muito resistentes à oxidação. Essas características conferem um maior valor econômico às peças fabricadas com esses metais. Por esse motivo, tais metais estiveram presentes na cultura da maioria das civilizações, desde os tempos antes de Cristo.
Quais são os metais preciosos?
São chamados de metais preciosos o ouro (Au), a prata (Ag) e os metais do grupo da platina. Estes compreendem platina (Pt), paládio (Pd), ródio (Rh), rutênio (Ru), irídio (Ir) e ósmio (Os). Na indústria joalheira, usa-se ouro, prata, platina, paládio e ródio, sendo este último geralmente usado como revestimento de outros metais (banho de ródio).
Quais as características deles?
Todos os metais preciosos são raros na crosta terrestre, embora possam estar muito espalhados, como é o caso do ouro. Possuem alta densidade, são maleáveis (podem ser reduzidos a folhas) e dúcteis (podem ser reduzidos a fios).
O ouro é o mais maleável e o mais dúctil dos metais. Com 1 g desse metal, podem-se obter até 2.000 m de fio ou lâminas de 0,96 m² e apenas 0,0001 mm de espessura. É bom condutor de calor e eletricidade, e não é afetado nem pelo ar, nem pela maioria dos reagentes químicos. Foi estimado que todo o ouro do planeta daria para fazer um cubo de 15 m de aresta.
A prata é um metal muito dúctil e maleável. Permite obter lâminas com 0,003 mm de espessura e fios de 100 m pesando apenas 38 mg. É o metal que melhor conduz o calor e a eletricidade. Sua dureza é baixa (2,5 a 3,0, numa escala crescente de dureza que vai de 1 a 10); e a densidade, alta (10,50 g/cm³).
A platina é um metal maleável, dúctil, resistente à corrosão pelo ar, solúvel em água régia (mistura de ácidos altamente corrosiva). Tem dureza 4,0 a 4,5 e densidade de 21,40 g/cm³ (altíssima).
O paládio é inoxidável, dúctil e muito maleável, podendo ser reduzido a folhas de 0,0001 mm de espessura. É séctil (pode ser cortado) e possui brilho metálico. Tem dureza 4,5 a 5,0 e densidade de 11,40 g/cm³.
O irídio não sofre ação de ataque de ácidos ou pela água régia, sendo o metal mais resistente à corrosão conhecido.
Metal nobre ≠ Metal precioso:
Um metal nobre é um metal pouco reativo e, portanto, resistente à corrosão e oxidação, e por esse motivo, é possível encontrar estes metais em estado natural no meio ambiente. Os metais nobres não devem ser confundidos com os metais preciosos, embora muitos metais nobres sejam preciosos (por exemplo, o ouro).
Lixo eletrônico:
O lixo eletrônico é um problema global, mas pesquisas desenvolveram uma tecnologia capaz de extrair metais preciosos do lixo eletrônico, para que sejam reciclados. A técnica é capaz de extrair e separar, para reciclagem, materiais como ouro, prata e paládio (presentes em placas de computadores e dispositivos móveis). O processo permite, ainda, o descarte adequado de metais pesados presentes em tais componentes.
Fontes:
Morioka, R. M. e Silva, R. R. A Atividade de Penhor e a Química. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, Vol. 34 (3), p. 111-117, 2012.
https://www.abramp.org.br/noticias/metais-preciosos/
https://canaltech.com.br/meio-ambiente/brasileiros-criam-tecnologia-que-recicla-metais-preciosos-de-lixo-eletronico-117192/
https://www.comproplatinabh.com.br/platina-e-um-metal-nobre-ou-um-metal-precioso/